Sobre razão áurea e proporções na moda

Quem gosta um pouquinho de matemática, já deve ter ouvido falar na razão áurea, ou na divina proporção, uma constante algébrica e irracional, representada pelo número Phi, e que fascina por ser encontrada na natureza, no corpo humano(o Homem Vitruviano, de da Vinci, mostra a presença da divina proporção em todo o corpo humano), e no universo. Até hoje a proporção é usada por artistas, arquitetos, projetistas e músicos, que ao aplicar a fórmula, pensam ter atingido a perfeição, a áurea proporção.

E o que danado isso tem a ver com moda, Rose? Tudo. Até mesmo a moda tem sua “razão áurea”, representada por uma proporção mais simples e compreensível: 1/3 -2/3. E os gregos sabiam bem disso, suas esculturas nunca tinham a silhueta divida meio a meio, e sim 1/3-2/3, ou vice-versa.

Transportando esse papo de número todo para a práxis, essa proporção tá presente, por exemplo, quando aquela mocinha cujo look a gente amou usa uma blusa mais comprida, com um short curto, ou uma saia longa, e alta e camisa ensacada, equilibrando esteticamente o visual. Ele nunca fica meio-a-meio, e se ficar, a gente de cara acha algo estranho, sem saber que é exatamente o erro de proporção que deixou o look esquisito.

Querem ver como funciona realmente? Fiz umas marcações pra vocês constatarem como é bem verdade que elas – mesmo que instintivamente – fazem essa proporção:

Essa lição é um truque de styling, e ajuda muito na composição de um look; deixa a gente mais longilínea, e, portanto, é  macete pra se levar pra vida. Gostaram?

3 Comentários para “Sobre razão áurea e proporções na moda”

    Gravatar Consuelo
    30 setembro 2011

    Adorei!!! Moda é cultura! Parabéns, Rose!


    Gravatar Helena Telino
    30 setembro 2011

    Genteeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!! Devaneios fashion é tudo de bom. A burrinha aqui precisou de uma aula presencial com Roxie__queen pra entender, mas isso é só um detalhe!!!! Agora peguei!!! Rose, vc arrasa!!!



Deixe seu comentário