Sobre o Oscar 2015: looks e outros acontecimentos…

Vamos falar um pouquinho sobre o Oscar 2015? Tá, eu sei que bilhões de blogs já postaram sobre o assunto, vocês acompanharam a cobertura do red carpet em tempo integral lá no Insta do blog, mas aqui eu queria fazer um post mais completo, porque foram muitas as emoções! A cerimônia da Academia tem, aos poucos, se tornado um excelente palanque para reinvidicações sociais, ou mesmo para nos ensinar algo, o que é muito bom, porque os atores, diretores, etc…têm percebido o papel social que eles desempenham na vida das pessoas, o que é um tapa na cara das subcelebridades que ficam famosas por causa de sextapes…

Antes mesmo de abordar o red carpet, mais interessante a esse blog é mencionar o movimento criado pelas atrizes, o #AskHerMore, em que elas, nos dizeres de Reese Witherspoon(que encabeça o movimento), declaram: “somos mais que os nossos vestidos”. E são. E merecem ser. Se a imprensa está acostumada a fazer perguntas sexistas, baseadas nos questionamentos combinados e superficiais com subcelebridade, já que esta muitas vezes não tem muito a dizer, nem a acrescentar ao mundo, tá bom de parar. Esse levante contra o machismo da mídia e da indústria me representa, porque se aplica a todos os setores de nossas vidas. Sim, tenho me mostrado deveras simpática ao movimento feminista, mas não entenda por isso sair na porta do Congresso com peitinho de fora (sou contra o Femen, considero o movimento mais para conseguir capa de revista e entrar no BBB que um movimento com pauta verdadeira de pleitos em favor da mulher). Falo de empoderamento feminino, tão claramente cantado por Beyonce em suas letras, declarado por Emma Watson em suas aparições públicas, e, no Oscar, mencionado por Patrícia Arquette, naquele que foi um dos melhores momentos da cerimônia:


“Para todas as mulheres que tiveram filhos, para cada uma das cidadãs e pagadoras de impostos desta nação, nós lutamos pelos direitos de todos. É o nosso momento de ter igualdade de direitos de uma vez por todas para as mulheres nos Estados Unidos.”

Se Jared e Lupita me emocionaram no discurso do recebimento da estatueta no Oscar passado, Arquette me fez vibrar, aplaudir de pé. Todas nós éramos Meryl naquele momento, todas nós.

Não sei se alguém notou, mas eu percebi que o red carpet deu uma encurtada, muita gente passando rápido direto pra cerimônia, e poucos looks foram fotografados. Eu até reclamei, mas quando entendi o movimento, achei o máximo. As atrizes simplesmente passaram a se recusar a apenas exibir seu visual, uma vez que, diferentemente dos homens, sempre perguntados por suas carreiras, projetos, etc., às mulheres as perguntas feitas sempre se relacionavam com seus looks, dietas, maquiagens…que bela bosta de imprensa né? Ainda esse ano, na premiação do SAG, várias atrizes se recusaram a mostrar as mãos para “mani-cam”, câmera que mostra o detalhe das mãos das atrizes.

Em outra ocasião, e isso já no ano passado, em um red carpet, Cate Blanchett (vencedora do Oscar de melhor atriz em 2014) interrompeu uma entrevista no tapete vermelho no momento em que um cinegrafista filmava seu corpo para mostrar seu vestido. “Você faz a mesma coisa com os homens?”, perguntou ela ao cinegrafista, ao vivo. Como essas meninas são divas, gente, como são!! Numa época em que se colocar no lugar do outro é demodê, essas atrizes vêm, e mostram que nunca foi tão atual, e duradouro, lutar em benefício de si, e de milhares de mulheres que têm seu direito de ir e vir tolhido pelo machismo encrustado na cultura mundial.

Porém,  o discurso da Arquette não foi o único ponto alto do Oscar: o discurso de Graham Moore também fez a gente vibrar:


“Stay weird. Stay different.”

E a Gaga cantando The Sound Of Music, gente, que coisa mais maravilinda!!!!! Gaga, sempre lacrando tudo com silver tape e durepóxi! Ela vem ganhando ainda mais meu respeito desde sua parceria com Tony Benett, é uma diva autêntica!

Essa premiação, se fosse apresentada novamente por DeGeneres ia ser mega-blaster massa! Merecia uma apresentadora foda, não aquele rapaz xoxinho,,,

Partindo agora pra os looks, porque a gente gosta de ver vestidos mesmo, e, sabendo que as atrizes maravilhosas não se resumem a um look num tapete vermelho, mas comentar não arranca pedaço, nem retira o quão fodásticas elas são profissionalmente, eu fiz uma seleção fatiada pra gente comentar com calma cada grupo.
Preparadas?

Vamos começar com as meninas de azul!

oscarbl

Das quatro, os dois looks que me encataram foram o de Chrissy Teigen e Rita Ora. Viram que o vestido da Chrissy foi palpite do post dos looks do Oscar? É um Zuhair Murad Couture, que gritou de glamouroso porque ela combinou com o penteado e acessórios certos. Rita Ora também tava digna, de Marchesa, um look bem Oscar. Jessica Chastain usou um vestido estilo madrinha, e Gina, a bichinha tava de seda pura, mas não tava legal não, a modelagem tava estranha…

oscarclair

No grupo das meninas de prateados/clarinhos meus preferidos foram o vestido de Lupita, fechando de chave e cadeado com centsmil pérolas nessa Calvin Klein, e a Faith Hill, muito digna, classuda. Gaga foi inovadora, porque vestiu o primeio Alaia em red carpet, mas essas luvas viraram meme instantaneamente. Felicity Jones tava pronta pra um baile de debutante, com direito a vídeo da debutante olhando de lado no espelho e fundo musical de Richard Marx, e Anna Faris, apesar do vestido lindo, que também palpitei, foi com esse cabelo de artista country, não curti, enfeiou o look. Julianne Moore tava bem ok, seu look não tocou meu coração, mas ela é diva até de jeans e camiseta, essa linda!

oscarcolor

Achei muito erro nos looks nas duas últimas da primeira fileira horizontal: Scarjo fazendo o colar brigar com o vestido, e Anna Kendrick de madrinha daquelas americanas, que umas dez se vestem com a mesma roupa. A fia que faz Betty, a Feia, vejam só, tava gatann! Já nos looks da segunda fileira horizontal, só curti o look da Laura Dern, mas amei o cabelo e o make da Naomi Watts, quero pra vida! Na última fileira, Jennifer Hudson impecável nesse vestido amarelo (Romona Keveza), Emma Stone diva de Ellie Saab (mais um chute dos bons meus), e Behati, assim, um lixo de Armani Privé (será que fui muito parcial na opinião desse look da esposa (cusparada no chão) de Levine? rsrsrs) Gente, não posso dar uma opinião honesta sobre Behati, ela tá com nosso ex!

oscarnude

 Viram que o look da Keira também foi palpite certo meu? Um Valentino fofo, ficou linda!!! Já J. Aniston, affe Maria, vestido lindo, e cabelo de qualquer jeito…não é porque ela foi o cabelo mais invejado dos anos 90 que ela tem que passar A VIDA, sem fazer um penteado digno nele…ow fia, faz ao menos um coque, um coque, custava nada…

Zoe Saldana tava perfeita, esse vestido (Atelier Versace) tem uma modelagem linda, tudo no lugar! Gwyneth também tava mara, amei esse vestido, mesmo com essa flor giga no braço. Chloe Moretz, e Kerry estavam apenas OK. Coincidentemente, as duas vestiam Miu Miu.

oscarpb

A turma do preto, e do P&B mostraram a que vieram: tava lindas, só Marion que quando virou me deu sustinho, mas passou, me acostumei com o look. O destaque aqui eu deixo pra Siena e Cate Blanchett, nossa, essa bicha é classuda demais!

oscarred

E as garotas de vermelho? Pra mim, só Sophie Hunter abalou. Solange, ah Solange, apenas rio…e já passo pro meu top três, começando por Jenna, de Zuhair Murad (outro chute!!!):

oscar3

Em segundo lugar, Jamie Chung, com esse vestido impecável! Uma boneca! Tava com bode de tule, mas depois de ver alguns vestidos do Oscar, acho que fizemos as pazes… só um pouco, acho que não agüento mais ver nos casamentos, porque é cada modelo de chorar, imitações cocô de Elies e Zuhairs, que não agüento a pressão não…

oscar2

Em primeiro lugar ela, a lacradora-mor, J.Lo, num Elie Saab de fazer chover forninhos!!!!

oscar1

Esse também foi mais um acerto meu; se a um red carpet fosse, era um modelo assim que gostaria de usar.

E, não achando pouco essa chuva de looks pra vocês se inspirarem, ainda coletei umas imagens do after-party! (Acertei mais outros vestidinhos aí embaixo hein…)

oscarafter

Das meninas aí de cima, acho que só não curti do look de Rita Ora, e da Marion, que usou um Giambattista Valli, tentando fazer a Riri, mas tava mais discreto. As outras tava bem dignas!

Bom, foram muitas as emoções, mas acabo por aqui porque ninguém merece um post tão longo, né? Beijos e me contem que look vocês gostaram mais do Oscar, tô doida pra ver os comentários!!

Deixe seu comentário