Dicas para Exfoliar a pele em casa!

Longe do debate semântico-ortográfico sobre se o certo é exfoliar, ou esfoliar, hoje vou dar uma dica quente pra vocês.

Não sei se acontece isso com todas as mulheres do mundo, mas eu tenho meus dias de acordar disposta a cuidar de mim mesma, do tipo hidratar o cabelo, fazer as próprias unhas, e cuidar da pele em casa. Cuidar, digo, exfoliar.

É um ritual de beleza que aprendi a introduzir desde minha adolescência, seja uma vez por semana, seja a cada 15 dias. Era leitora/assinante da Capricho, e essa revista sempre ensinava como fazer essas coisinhas em casa. Ponto pra mim, que nunca tive uma pele áspera, exceto a da planta do pé, pois moleca que sempre fui, só andava – e ando – descalça.

Hoje em dia, meus companheiros de exfoliação são, para corpo, o da linha Fun do Boticário (à base de leite e açúcar); e, para a pele, o azulzinho da linha Clearskin, da Avon.

Só que nem todo dia, e nem todo mundo tem exfoliante em casa. E, nesses casos, como podemos nos virar, sem precisar gastar muito?

Olhem a combinação que descobri para a pele:

Isso mesmo que vocês tão vendo, massa para cuscuz com hidratante, meninas! Não tem errada: aproveite que está no banho, faça uma massinha misturando os dois produtos, e massageie por todo o corpo. Deixe por um tempinho, 3 minutos no máximo. Depois, tome banho normalmente, e VOILÁ! pele ultrahidratada!

Não sou médica nem profissional da beleza, mas tenho pleno conhecimento de que a massa para cuscuz promove uma limpeza profunda nos poros, e o hidratante amacia a pele. Então, essa misturinha dá esse duplo efeito: limpa, renova as células mortas, e hidrata! Bom, né?

Agora, como os flocos de milho são mais ásperos, não recomendo utilizar essa misturinha no rosto, é muito agressiva.

Para o rosto, separei 3 receitinhas de exfoliante pra fazer com coisas que vocês têm em casa. Quando falta não tô com exfoliante, sempre faço uma das três, e, sinceramente, o efeito é o mesmo de um produto industrializado, não sinto diferença alguma.

Prontas? Tomem nota!

Exfoliante de açúcar: é o clássico dos clássicos. Eu geralmente misturo açúcar com sabonete líquido, faço uma pastinha e passo no rosto em movimentos circulares. Porém, para as peles mais secas, o açúcar pode ser misturado ao hidratante, sem problemas. No meu caso, tento fazer pelo menos duas vezes por semana.

Exfoliante de aveia: no lugar do açúcar, é só colocar aveia. O procedimento é o mesmo. A diferença é que a exfoliação é mais gentil, menos áspera do que a que é feita com açúcar, por isso é mais indicada para peles sensíveis.

Exfoliante de abacaxi: se você, minha amiga, é do clube da pele oleosa, essa máscara é perfeita. Pegue a casca do abacaxi e bata no liquidificador com água, para formar uma papinha.  Massageie o rosto, e enxagüe. A enzima do abacaxi age clareando a pele, e diminuindo a oleosidade.

Por hoje é só, espero que tenham gostado das dicas, e até o próximo post!

10 Comentários para “Dicas para Exfoliar a pele em casa!”

    Gravatar Katiane
    31 maio 2011

    Mega adorei essa dica
    a de açúcar já fazia!!
    =D


    Gravatar Priscila
    1 junho 2011

    Não conhecia essa receita com flocos de milho :) Vou testar um dia desses!

    Bjos =*


    Gravatar josiara
    2 junho 2011

    Oi Rose,

    Essas dicas são muito eficientes, já usei algumas.


    Gravatar Rose
    2 junho 2011

    Mas conta, Josiara, o que achou delas? Funcionaram? A pele ficou mais lisinha!
    Conta, mulher, estamos curiosas!!!
    :*


    Gravatar Vivi Fernandes
    3 junho 2011

    Adoro essas dicas caseiras :)

    Já conhecia e já usei bastante essa do cuscuz rsrs… substitui pelo exfoliante da natura de aveia, uso também buxa vegetal !!!

    Falando em exfoliação… eu tenho um mega problema com meus lábios ressacados, desde criança. Vivem com aquela pelinha descamando e há um tempo descobri um método de exfoliação que me salva e vou deixar a dica: Escova de dente!! hahaha tão simples, é só separar uma para este fim!! usar de leve, umas duas vezes por semana com os lábios molhados.

    Adorei o post, gosto de trocar esse tipo informação.


    Gravatar josiara
    3 junho 2011

    Sim, elas funcionaram muito bem, obrigada, a de aveia achei melhor para o rosto , a de flocos de milho é muito boa para o corpo, e pra mim a de açúcar é muito eficiente pra áreas como axilas e pernas pós depilação (dois a três dias) pra evitar que os pelos fiquem encravados.

    Bjs


    Gravatar Rose
    3 junho 2011

    Vivi,
    adorei a lembrança da bucha vegetal, é ótima pra dar uma renovada na pele!
    E a dica dos lábios já anotei, sofro muito com lábios ressecados, sempre solta pele, porque trabalho o dia todo em ar condicionado geladíssimo, e nem rosebud resolve meu problema, muito embora aplique várias vezes ao dia!
    Beijos!


    Gravatar Rose
    3 junho 2011

    Josiara!!!
    Que dica boa você me deu para o pós depilatório! Vou pôr em prática ligeiro!
    Beijos!


    Gravatar Consuelo
    3 junho 2011

    Amei as dicas… bjos


    Gravatar Helena
    3 junho 2011

    Quero coragem para deixar essa preguiça e fazer uma exfoliação dessas qualquer dia! #coragem. :)


Deixe seu comentário