Bicarbonato de sódio: da cozinha para a penteadeira

20140609-215311-78791451.jpg

Vocês devem estar se perguntando, ao ler o título desse post, se eu endoidei, né? Como assim, Rose, bicarbonato de sódio na penteadeira? E eu vos digo: minhas amigas, vocês não têm noção do que o bicarbonato pode fazer por vocês, não têm mesmo…a versatilidade desse produto vai muito além da cozinha; passa pela sala, e chega em nossas penteadeiras, e bancadas de beleza dos banheiros.

Quimicamente falando, o bicarbonato de sódio é composto com a fórmula NaHCO3. É um sólido cristalino, branco, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino, e abundante na natureza. A depender das misturas que a gente faça, ele pode ser uma mão na roda. Portanto, agradeçamos às nossas aulas de química, porque elas servem e muito na vida, e nesse post não poderia ser diferente. (brigada Profa. Walkiria, sua linda!)

Ah, vocês não acreditam? Pois abaixo segue a prova, 10 dicas de beleza incríveis, mostrando o que bicarbonato pode fazer pra deixar a gente linda. Simbora!

- Para clarear os dentes: o bicarbonato, aliado à água oxigenada(peróxido de hidrogênio), dá um bom clareador de dentes. Geralmente, a cada 15 dias, faço uma misturinha daquela pasta dental mais mole que vem em potinhos, com uma colher de chá de bicarbonato, e um pouco de água oxigenada, e escovo meus dentes com ela. Funciona demais, e não agride tanto quanto um clareamento level hard no consultório.

- Para “desacostumar” o cabelo com nossos produtos regulares: não sei se já aconteceu com vocês, mas quando uso por um longo período de tempo uma marca só de xampu e condicionador, o cabelo parece ficar “acostumado” e perde meio que o balanço, o brilho, enfeia….Pois bem, colocar uma colher de sopa de bicarbonato no vidrinho do seu xampu pode resolver essa bronca. E se você não quiser mexer na química pronta do seu xampu, só fazer uma misturinha de bicarbonato(uma colher de sopa) com vinagre de maçã, água, e passar no cabelo. E pronto, é só correr pra o “shine bright like a Diamond”!

- Como xampu seco: o cabelo tá oleoso e você não tem xampu seco à mão? Sem pró, só salpicar um pouquinho de bicarbonato no cabelo e escovar, e pronto, o cabelo não fica mais no ponto de fritar coxinha!

- Exfoliante corporal: lembram do post das microesferas plásticas? Pois bem, uma maneira ecologicamente correta de exfoliar o corpo é fazer uma pastinha de bicarbonato com água, ou com sabonete líquido. E habemus Exfoliante!

- Para limpar as unhas: pegue uma escovinha (compre uma dental de cerdas macias), passe no bicarbonato, e escove levemente as unhas. Esse ritual de beleza remove células mortas, e amacia a cutícula. Já testei essa dica e as unhas ficam limpinhas, divinas! Pra coroar e ganhar o troféu unhas perfeitas, só finalizar com aquele produto da Avão pra cutículas, o Mira-Cuticle.

- Para eliminar fungos de mãos e pés: só fazer imersão com água quente, um colher de sopa de bicarbonato e óleo de amêndoas. Dá uma ajuda grande e ainda hidrata os pés e as mãos!

- Desodorante: tá sem desodorante no momento, mas tem bicarbonato fácil? Faça uma pastinha e coloque nas axilas. É um paliativo que funciona :)

- Para dar uma fechada nos poros: misture uma colher de bicarbonato de sódio com outra de vinagre de maçã, e massageie o rosto com esse composto. O resultado é pele limpa, com poros mais fechados.

- Para remover cravos: o combo é simples, bicarbonato + água destilada. Só passar a pastinha no rosto, e fazer uma infusão, colocando água quente num recipiente e aproximando o rosto do vapor por uns 5 minutos. Depois, massageie levemente,e voilá, pontinhos pretos liquidados!

- Banho DIVÔNICOO: a mistura aqui é a seguinte, bicarbonato + sal marinho + óleo de lavanda, ou amêndoas. E já temos nossos sais de banho pra usar na banheira/ caixa d’água velha(no meu caso) hahahaha

E para finalizar, uma diquinha plus para clarear a pele: uma colher de sopa de bicarbonato, a mesma medida de suco de limão, e umas gotinhas de azeite de oliva. Massageie, e deixe na pele por uns 5, 10 minutos, depois remova com água fria. Detalhe: retire bem esse mistura e use bastante filtro solar, porque o limão é uma faca de dois gumes, tanto clareia, quanto mancha a pele, se a gente se expuser ao sol.

Gostaram das dicas? Alguém já testou alguma, ou tem mais uma pra gente acrescentar por aqui? Me contem nos comentários que a curiosidade aqui grita!

Ah, e como um ser responsável, alerto a vocês que verifiquem, antes de utilizar o bicarbonato das maneiras que enumerei, se não são alérgicas, ou têm alguma incompatibilidade com algum desses produtos. Consultem seu dermato, seu dentista, ou seja, sempre questionem profissionais da área, porque esse post não quer, de maneira alguma, substituir o aval dos profissionais da beleza e saúde.

Beijos!

3 Comentários para “Bicarbonato de sódio: da cozinha para a penteadeira”

    Gravatar Joyce
    10 junho 2014

    Gostei das dicas!


    Gravatar Ana Souza
    10 junho 2014

    Kkk adorei o banho divônicooo. Eu uso para fins de limpeza doméstica (tirar aquele cheiro da geladeira, eliminar limo no banheiro, etc). Mas para fins belezísticos vou usar já.
    Bjusss


    Gravatar Jéssica Amélia =)
    27 junho 2014

    CHOCADAAA!!! Adorei


Deixe seu comentário